CHILD EDUCATION

ENSINO INFANTIL

A metodologia da Maple Bear Campinas é caracterizada pela concepção de infância como período privilegiado, onde os educandos constroem seus conhecimentos por meio das múltiplas linguagens, das interações que experimentam com o objeto do conhecimento e no convívio com seus pares. Entendemos que o brincar e suas interações lúdicas são linguagens próprias das crianças para compreender o mundo.

Neste sentido, a metodologia possibilita e facilita a inserção dessas crianças no universo escolar, proporcionando ambientes próprios, experiências em centros criteriosamente pesquisados e desenvolvidos para os fazeres e saberes.

A Maple Bear Campinas baseia-se no aprendizado através da experiência, ou seja, manipular, explorar e experimentar objetos reais em situações reais, pois acreditamos que as crianças aprendem fazendo, falando e se movimentando. No brincar conseguimos com que elas esclareçam informações e integrem experiências novas a ideias anteriores.

Através de brincadeiras, estimulamos a imaginação e a criatividade com oportunidades e situações que proporcionam às crianças a chance de desenvolver seu intelecto emocional, físico e social, e assim aprendem com maior facilidade a lidar com seus sentimentos, interagindo com outras crianças e adultos sabendo respeitar o próximo na convivência diária e encarar desafios individuais com maior habilidade sem nenhum tipo de estresse ou sofrimento.

A metodologia ainda prevê o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a vida em sociedade e para os futuros anos de escolarização. A partir de observações previamente pensadas para analisar e verificar o crescimento e o desenvolvimento de cada criança, elaboramos o Registro de Desenvolvimento Individual e Coletivo que é entregue aos pais trimestralmente.

Trabalhamos, também, com o desenvolvimento da coordenação motora através de atividades físicas em espaços ao ar livre ou áreas cobertas. Temos, também, objetivo de envolver em todas as nossas atividades o companheirismo, espírito de grupo, o saber ouvir, o respeito ao próximo e o entender e aceitar as diferenças e as habilidades individuais, ajudando a formar verdadeiros cidadãos do mundo.

Frequentar a escola deve ser uma experiência agradável para as crianças. A Maple Bear Campinas reforça e constrói essa atitude positiva por meio de atividades estimulantes. O conhecimento e as habilidades adquiridas ao final da Educação Infantil formam a base do aprendizado para os anos futuros da criança.

No último ano da Educação infantil as crianças têm, junto com a imersão em inglês, um conteúdo curricular com enfoque no letramento. As habilidades de letramento adquiridas em uma língua são transpostas com muita naturalidade para a outra língua.

As salas de aula da Maple Bear Campinas, são diferenciadas tanto no tamanho como no uso de materiais concretos, abrigando diferentes Centros de Aprendizagem, onde as crianças aprendem através da experimentação.

Os Centros de Aprendizagem são espaços criados e pensados com o intuito de ampliar os desafios de exploração do mundo físico. Certos períodos regulares do dia permitem brincadeiras por conta própria – Free Play. Outros períodos oferecem atividades em grupo lideradas pelo professor, em que as crianças são incentivadas a participar. Há também atividades diárias regulares de histórias, lanche, brincadeiras ao ar livre, calendário, condições do tempo, notícias e limpeza, que fazem parte da Rotina Diária que é combinada no início de cada dia escolar.

As crianças aprendem através de experiências sensoriais diretas e precisam manipular, explorar e experimentar objetos reais. Elas aprendem ao fazer, se mover e falar. Crianças são naturalmente curiosas sobre o mundo e querem aprender sobre ele. São aprendizes ativas e aprendem de várias maneiras. Brincar é o trabalho sério das crianças. Enquanto brincam elas checam informações, integram ideias a partir de experiências anteriores, exploram e experimentam o ambiente.

LEARNING CENTRES

Conheça os Centros de Aprendizagem

Art Centre

Este Centro possui cavaletes, materiais para pintura, recortes, colagens, modelagens, além de uma variedade de papéis que permitem às crianças explorar e expressar seus sentimentos e ideias.

Library and Listening Centre

Muitos livros e CDS estão disponíveis para ler e ouvir. Neste centro, a criança desfruta de uma enorme variedade de histórias e sente prazer em descobrir o mundo das palavras, através da imaginação e do uso das imagens.

Sand and Water Centre

As crianças exploram formas, pesam, medem e experimentam diferentes situações com, funis, peneiras, vasilhames de tamanhos diferentes, colheres e jarras.

Construction Centre

Blocos de madeira, de espuma, de plástico e brinquedos manipuláveis incentivam as crianças a criar, projetar e construir.

P

Mathematics Centre

Desde muito pequenas as crianças gostam de organizar, contar, pesar e medir. Por isto, nesta área da sala disponibilizamos balanças, relógios, ábacos, caixas de materiais para serem classificados, fichas para estimativas, cartões numéricos, fitas métricas, tabelas, entre outros, que auxiliam os alunos na descoberta das propriedades físicas dos objetos e estimulam a capacidade lógica.

Music Centre

Instrumentos musicais e materiais sonoros incentivam as crianças a experimentar sons, compassos e ritmos.

Dramatic Play Centre

Esta área oferece às crianças acessórios para encenações de casa, hospital, loja … Há também fantoches e fantasias para encenações imaginativas. Um espaço para brincar de faz-de-conta.

Science and Exploration Centre

Tesouros achados são compartilhados aqui. Pedras, ninhos, insetos, ossos e conchas podem levá-los a esta área. Ímãs, balanças, livros e lentes de aumento incentivam as crianças a observar e investigar.

Large Motor Skills

Áreas dentro e fora da classe, para brincar e desenvolver habilidades físicas dos grandes grupos musculares.

Games Centre

Há diversos jogos e quebra-cabeças, para que as crianças compartilhem, pensem, resolvam problemas e desenvolvam suas habilidades micro-motoras, sozinhas ou em parceria com os colegas da turma.

Writing Centre

As crianças registram por meio de imagens ou desenhos, ou ainda, escrevem neste centro, que é equipado com papel, lápis, canetas hidrocor e gizes de cera. Nesta área há também letras, conjuntos silábicos, palavras, cartões de sentenças, fichas de perguntas, fichas de vocabulários, entre outros. As crianças mais novas escrevem suas histórias com desenhos, e o professor escreve a história ditada.

Convívio

As classes com poucos alunos aproximam as crianças, proporcionando uma forte interação entre elas. Isso se traduz em duradouras amizades, criando um vínculo social entre as famílias com os mesmos desejos de desenvolvimento e crescimento.

LEARN BY PLAYING

Imagination Playground

O brinquedo, que já foi assunto de vários veículos internacionais de destaque, como o The New York Times, CNN, ABC News e a revista The New Yorker , já caiu no gosto de milhares de crianças ao redor do mundo e agora é hora das crianças da Maple Bear Campinas se divertirem e aprenderem bastante enquanto brincam.

A principal proposta desse brinquedo é trabalhar a criatividade e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e a coordenação motora das crianças, permitindo também trabalhar conceitos pedagógicos com os pequenos.

O Imagination Playground é um kit composto por peças azuis soltas de espumas biodegradáveis de diversos tamanhos e formatos que permite às crianças criarem e explorarem o seu próprio ambiente de diversas possibilidades. Como casinhas, carrinhos, escorregadores, escaladas, o que a imaginação permitir!

DAYLY SCHEDULE

Exemplo de Rotina Diária na EI

Lição com todo o grupo

✓ Atividades de ouvir; 

✓ Cooperando e esperando a vez; 

✓ Trabalhando em grupo; 

✓ Aprendendo novas palavras e conceitos; 

✓ Revendo vocabulário já conhecido. 

Centros de aprendizagem

✓ Professores e Assistentes de Ensino monitoram as atividades e interagem com as crianças 

✓ Permite que as crianças façam escolhas: leitura/escrita, matemática, ciências, artes criativas, entre outros;

✓ Fornece para a vida real situações para resolver problemas, o desenvolvimento de habilidades sociais, expressão criativa, a exploração e a investigação;

✓ Oportunidade para a atenção individual e instrução do estudante;

✓ Cada criança trabalha em seu próprio nível. 

Free Play: Porque meu filho está “brincando”?

✓ As crianças aprendem através da brincadeira; 

✓ Algumas crianças precisam de tempo ‘sozinhas’, fora de atividades dirigidas; 

✓ As crianças precisam de tempo extra para explorar ideias e recursos em sala de aula; 

✓ Tal como acontece com os centros de aprendizagem, o jogo livre permite ao professor interagir com as crianças em um nível individual; 

✓ A escolha é uma parte importante do aprendizado. 

Atividade individual

✓ Tempo para a prática de habilidades; 

✓ Ocasião importante para aprender a trabalhar de forma 

independente; 

✓ Permite a reflexão. 

Trabalhar cooperativamente através de jogos

✓ Oportuniza se falar sobre ideias reforça os conceitos; 

✓ Valoriza a busca por várias formas de resolver problemas o que é uma habilidade importante para desenvolver e se aperfeiçoar. 

Atividades práticas em grupos pequenos

✓ Permite a intervenção do professor; 

✓ Permite a avaliação e acompanhamento mais próximo do aluno. 

Evaluation

Procedimento de Avaliação

O objetivo da Avaliação é permitir que o professor reúna informações sobre o que o aluno sabe, o que é capaz de fazer, e o que está aprendendo. 

A avaliação é um processo contínuo que constitui parte integrante da instrução da criança. Para ser eficaz, a avaliação deve ser focada em pontos fortes do aluno e deve fornecer informações sobre o seu desenvolvimento ao longo de um período de tempo. 

Em nossas salas de aula da Educação Infantil, a avaliação é informal e assume a forma de registros detalhados e observações escritas diariamente sobre o desempenho do aluno. 

Portfólios também compõem o processo de avaliação. Eles contêm coleções de trabalhos do aluno que revelam seus esforços, progressos e suas conquistas. A finalidade do portfólio é mostrar o desenvolvimento das habilidades ao longo do tempo. Professores e alunos selecionam amostras de trabalhos que são compartilhadas com os pais durante o ano letivo. 

Reuniões de pais e professores são organizadas para fornecer oportunidades para os pais e professores discutirem o progresso, os pontos fortes e as áreas de interesse do aluno. Elas acontecem formalmente por três vezes ao longo do ano letivo. 

Os Report Cards também são completados em três diferentes momentos do ano letivo e compartilhados com os pais. 

Os pais são incentivados a conversar com os professores em qualquer momento do ano a respeito da aprendizagem, do desenvolvimento e de áreas para crescimento. 

Child Nutrition

Programa de Alimentação Saudável

Na Maple Bear Campinas temos o Programa de Alimentação Saudável.
Recebemos alunos muito novos e que ainda estão no processo de aprenderem a comer. Este é o momento perfeito para introduzir sabores e texturas variada para que a criança cresça exposta à variedades alimentares que o auxiliem no crescimento saudável.

Nossos sucos são naturais minimamente adoçados com açúcar mascavo. Sempre há frutas nos lanches e almoço. Os carboidratos servidos nos lanches são balanceados e o almoço conta com variedades de grãos, proteínas diversificadas, legumes e verduras todos os dias. Não usamos produtos industrializados, nem frituras nem embutidos.

Acreditamos que assim estamos colaborando para que nossos alunos cresçam conscientes de que a alimentação é, também, parte do aprendizado para a vida.