A metodologia da Maple Bear Campinas é caracterizada pela concepção de infância como período privilegiado, onde os educandos constroem seus conhecimentos por meio das múltiplas linguagens, das interações que experimentam com o objeto do conhecimento e no convívio com seus pares. Entendemos que o brincar e suas interações lúdicas são linguagens próprias das crianças para compreender o mundo.

Neste sentido, a metodologia proporciona e facilita a inserção dessas crianças no universo escolar, proporcionando ambientes próprios, experiências em centros criteriosamente pesquisados e desenvolvidos para os fazeres e saberes.

A Maple Bear Campinas baseia-se no aprendizado através da experiência, ou seja, manipular, explorar e experimentar objetos reais em situações reais, pois acreditamos que as crianças aprendem fazendo, falando e se movimentando. No brincar conseguimos com que elas esclareçam informações e integrem experiências novas a ideias anteriores.

Através de brincadeiras, estimulamos a imaginação e a criatividade com oportunidades e situações que proporcionam às crianças a chance de desenvolver seu intelecto emocional, físico e social, e assim aprendem com maior facilidade a lidar com seus sentimentos, interagindo com outras crianças e adultos sabendo respeitar o próximo na convivência diária e encarar desafios individuais com maior habilidade sem nenhum tipo de estresse ou sofrimento.

A metodologia ainda prevê o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a vida em sociedade e para os futuros anos de escolarização. A partir de observações previamente pensadas para analisar e verificar o crescimento e o desenvolvimento de cada criança, elaboramos o Registro de Desenvolvimento Individual e Coletivo que é entregue aos pais bimestralmente.

Trabalhamos, também, com o desenvolvimento da coordenação motora através de atividades físicas em espaços ao ar livre ou áreas cobertas. Temos, também, objetivo de envolver em todas as nossas atividades o companheirismo, espírito de grupo, o saber ouvir, o respeito ao próximo e o entender e aceitar as diferenças e as habilidades individuais, ajudando a formar verdadeiros cidadãos do mundo.

Frequentar a escola deve ser uma experiência agradável para as crianças. A Maple Bear Campinas reforça e constrói essa atitude positiva por meio de atividades estimulantes. O conhecimento e as habilidades adquiridas ao final da Educação Infantil formam a base do aprendizado para os anos futuros da criança.

Os professores recebem formação específica oferecida pelos profissionais da Maple Bear Brasil. No dia-a-dia de aula, utilizam planos de aula individuais e detalhados que dão suporte aos projetos de estudo que abordam conceitos em profundidade sobre um determinado tema. Eles utilizam diferentes estratégias que se ajustam à idade e à fase de desenvolvimento de cada criança. Há um trabalho muito próximo entre os vários professores e a Coordenação, o que garante a uniformidade do trabalho e, ao mesmo tempo, a valorização da individualidade de cada grupo e de cada professor.

No último ano da Educação infantil as crianças têm, junto com a imersão em inglês, um conteúdo curricular com enfoque no letramento. As habilidades de letramento adquiridas em uma língua são transpostas com muita naturalidade para a outra língua.