MORE THAN A LANGUAGE COURSE

Ensino Bilíngue
HOW WE DO IT

Como crianças aprendem Inglês?

2, 3 e 4 anos 

1. Ouvir.

2. Ouvir e compreender. 

3. Ouvir, compreender e falar. 

5 e 6 anos

4. Ouvir, compreender, falar e ler. 

5. Ouvir, compreender, falar, ler e produzir textos. 

7 anos em diante

6. Ouvir, compreender, falar, ler e produzir textos. 

OUR ESSENCE

Ensino Bilíngue (Inglês/Português)

Nunca antes o mundo foi tão estreitamente ligado através dos meios de comunicação. Assim, falar um idioma adicional abre possibilidades de comunicação para além da comunidade em que estamos inseridos.

A educação bilíngue é o uso de duas línguas diferentes na sala de aula para a instrução dos conteúdos acadêmicos. Na Maple Bear, os alunos estudam as matérias em inglês ou português, dependendo da série em que se encontram. 

Os alunos não memorizam o vocabulário, mas vivenciam o idioma de maneira natural, em um sistema de aprendizagem de imersão focado no aluno, baseado na pedagogia educacional canadense. Essa é uma das grandes diferenças entre a Maple Bear e uma escola de idioma.

Os objetivos da abordagem Maple Bear visam a proficiência do aluno na língua inglesa, nas habilidades de escrita, leitura, escuta e fala, ensinando também, ao mesmo tempo, habilidades de alfabetização adequadas à idade na primeira língua do aluno.

Há quem se preocupe que ensinar duas línguas ao mesmo tempo pode confundir as crianças. Muitas pesquisas e estudos mostram o contrário, que o ensino bilíngue oferece benefícios no desenvolvimento cognitivo e melhorias para a memória. Além disso, crianças bilíngues mostraram:

– Melhor concentração, habilidades analíticas e capacidade multitarefa.

– Facilidade para aprender outros idiomas.

– Apreciar a exposição a mais de uma cultura, o que leva a uma perspectiva global.

A proficiência na segunda língua e a familiaridade com outras culturas permitem aos alunos se reconhecerem como cidadãos globais e buscarem oportunidades existentes no mundo.

JUST ENGLISH

Política do “só falar Inglês”?

Acreditamos que a motivação para aprender vem de três pilares:

NECESSIDADE

pela imersão

VONTADE

conforto

DESEJO

estimulante, divertido, atividades interessantes

As características e o ritmo individual das crianças são respeitados. Por meio de trabalhos realizados nos centros de atividade, são dadas às crianças oportunidades para explorar o mundo de forma prática e em seu próprio ritmo, permitindo ao professor observar cada criança de maneira individual. O trabalho em grupo é valorizado, em uma abordagem colaborativa nos centros de aprendizagem. Os alunos partem de um problema que deve ser solucionado, confirmando ou não suas hipóteses.

Os espaços das salas são acessíveis, pensados para favorecer a autonomia dos alunos.

Na Educação Infantil, até os 4 anos de idade, toda comunicação dos professores com as crianças é feita em inglês. A partir dos 5 anos, quando acontece a pré-alfabetização, os alunos têm o primeiro contato com o português como idioma de ensino durante as aulas de língua portuguesa.

Já no Ensino Fundamental a exposição à língua mãe aumenta, abrangendo as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia. Na segunda língua, são ministradas as disciplinas de Língua Inglesa, Matemática e Ciências. As aulas de Artes, Educação Física e Música são ministradas em português ou inglês, ficando a critério da escola.