ELEMENTARY SCHOOL
ENSINO FUNDAMENTALO Ensino Fundamental da Maple Bear atende a todos os parâmetros curriculares estabelecidos pelo Ministério da Educação do Brasil. A distinção Maple Bear, a exemplo da Educação Infantil, constitui-se pelo modelo canadense de educação, listado entre os melhores do mundo, que é posto em prática nos programas.
Dentre os princípios do programa destacam-se a observação, a análise, a avaliação, a aplicação, a resolução de problemas, a criação e a tomada de decisões, atividades que contribuem para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico.
Os alunos se desenvolvem acadêmica e socialmente, criando um ambiente propício para o aprendizado e a integração social.
LANGUAGE
Bilinguismo
No Ensino Fundamental, as crianças desenvolvem todas as competências de comunicação nos dois idiomas, incluindo compreensão, fala, leitura, escrita, visualização e representação. As disciplinas Língua Inglesa (English Language Arts), Matemática e Ciências são integralmente ministradas em inglês, enquanto Língua Portuguesa, Geografia e História são ministrados em português.
SECOND AND FIRST LANGUAGES
Língua Portuguesa
Experientes educadores brasileiros se basearam nos princípios da educação canadense para o desenvolvimento do exclusivo programa de português da Maple Bear. Esse programa é totalmente adequado ao panorama e à realidade cultural do Brasil, e inclui o ensino de valores nacionais e regionais.
BRIDGE
Alunos com pouco domínio de inglês
Os programas Maple Bear do Ensino Fundamental I pressupõem fortes habilidades de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Embora a maioria dos alunos Maple Bear entre no programa na Educação Infantil, há algumas famílias que desejam matricular os filhos numa série mais adiante. Considerando o número pequeno de casos em que é permitido que o aluno entre tardiamente no programa, a escola seguirá um modelo de inclusão para dar apoio a essa criança.
Oferecemos o programa Bridge (desde IK) que auxilia a inserção do novo aluno no ambiente de imersão bilíngue. Para isso, todo novo aluno no Ensino Fundamental passa por avaliação e assim podemos mapear suas necessidades e analisar seu repertório não só cognitivo, mas emocional, para lidar com um ambiente em duas línguas.
ENHANCEMENT
CONHECIMENTO AMPLIADO
O professor está sempre atento ao desenvolvimento de cada aluno na aprendizagem bilíngue da leitura e da escrita. O processo de alfabetização é iniciado em Língua Portuguesa no Intermediate Kindergarten e, a partir do Year 1 esse processo é continuado nos dois idiomas. A partir do contato diário com livros, jornais e revistas, e do incentivo à produção escrita, o aluno constrói a capacidade de ler e escrever autonomamente. O ambiente oferece situações de uso real da leitura e da escrita, como por exemplo, a compreensão de regras de um jogo, a produção de convites para eventos escolares, a produção de bilhetes aos pais e o acompanhamento dos horários das atividades, dentre outras. Para o sucesso do programa, a rotina diária contempla situações didáticas de reflexão sobre o sistema alfabético de escrita e de apropriação da linguagem. O programa também abrange atividades variadas com diferentes propósitos e, ao mesmo tempo, proporciona ampliações de uma mesma atividade para um avanço gradual da responsabilidade e aumento qualitativo no desempenho individual e em grupo.
DAYLY SCHEDULE
A Rotina Diária no EF
Pela legislação escolar, seguimos uma Matriz Curricular homologada pela Secretaria de Educação da nossa região. Dentro dessa matriz, contemplamos as exigência de legislação brasileira e as exigências da franquia.
Nossa oferta de aulas contempla 35 aulas semanais distribuídas das 7:45 às 15:15 diariamente.
As disciplinas se distribuem como se segue:
Comp. Curriculares |
Carga Horária Semanal por turma |
||||
1ºA |
2ºA |
3ºA |
4ºA |
5ºA |
|
Língua Portuguesa |
9 |
9 |
9 |
8 |
8 |
Língua Est. Inglesa |
8 |
8 |
7 |
7 |
7 |
Matemática |
7 |
7 |
7 |
7 |
7 |
História |
2 |
2 |
2 |
2 |
2 |
Geografia |
2 |
2 |
2 |
2 |
2 |
Ciências |
2 |
2 |
2 |
2 |
2 |
Educação Artística |
1 |
1 |
1 |
1 |
1 |
Educação Física |
2 |
2 |
2 |
2 |
2 |
Música e Exp. Corporal |
1 |
1 |
1 |
1 |
1 |
Língua Est. Francesa |
– |
– |
2 |
2 |
2 |
Nutri. e Orient. Educ. |
1 |
1 |
1 |
1 |
1 |
Carga Total |
35 |
35 |
35 |
35 |
35 |
As rotinas diárias são elaboradas de forma particular a cada série e dia da semana e estas são disponibilizadas aos pais todo início de ano.
O que é o Programa de Leitura em Casa?
• Crianças levam livros para casa regularmente;
• Os pais são encorajados e apoiados para ler com os filhos;
• Os professores ajudam os alunos a fazerem escolhas;
• Hábitos de Leitura devem ser desenvolvidos e nutridos nessa idade e estágio;
• A partir do IK (5 anos) os alunos passam a acessar o Reading A to Z e, a partir do Elementary eles têm acesso não só a essa ferramenta de apoio à leitura como, também, ao Raz-Kids e ao Literacy Place;
• O currículo da Maple Bear Global Schools é rico em literatura e textos de qualidade.
Destaques do Currículo:
• Inglês aprendido em um ambiente de imersão;
• A aprendizagem por meio do questionamento, da observação, da investigação e da prática;
• Criatividade, solução de problemas;
• Oportunidades para aprendizagem independente e cooperativa;
• Centros de Aprendizagem: criança supervisionada nos centros de aprendizagem;
• A avaliação contínua da aprendizagem;
• Programa de Leitura em Casa: a criação de hábitos de boa leitura;
• Foco em habilidades de pensamento de ordem superior: o pensamento versus memorização;
• Oportunidades para o aprendizado da escolha e para o desenvolvimento da autonomia, em contraposição da heteronomia.
OUTDOORS AS AN ALLY
Espaço de Sobra
Na Maple Bear Campinas os espaços abertos são uma marca registrada. Nós acreditamos que a possibilidade de correr, brincar, explorar e aproveitar cada pedaço das áreas verdes são parte importante da formação das crianças.
São tantas as possibilidades que frequentemente utilizamos estes espaços como ferramentas pedagógicas.
A interação com as áreas livres permitem o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade mais sólida, com ganhos em autonomia e na criatividade de crianças de todas as idades.
Evaluation
Procedimento de Avaliação
Trabalhamos para criar uma prática de avaliação do processo de aprendizagem que seja dinâmica, inovadora e onde os professores e alunos assumem seus papéis de modo co-participativo através do diálogo e da interação respeitosa, comprometendo-se com a construção do conhecimento. Embasados por esta visão, temos como meta um princípio de Avaliação Formativa, combinada com feedback eficiente e planos de ação por parte dos Professores.
O objetivo principal da Avaliação Formativa é determinar se as metas de aprendizagem estão sendo alcançadas e em qual parâmetro, para que planos de ação possam ser elaborados a fim de eliminar qualquer lacuna de aprendizado.
A Avaliação Formativa considera a avaliação PARA o aprendizado e não avaliação DO aprendizado. Nosso objetivo principal não é dar uma nota para os alunos. Por isto temos Situações Avaliativas e não as tradicionais provas. As Situações Avaliativas criadas pelo professor para avaliar qual é a situação de aprendizado da criança servem para criar um plano de ação para intervir diretamente nas reais necessidades de cada aluno. Este é um processo lindo e que demanda muito treinamento da equipe, fornecido por nossa equipe e pela equipe de treinadores da Maple Bear Brasil.
É importante dizer que esta visão de avaliação que propomos na Maple Bear Campinas é perfeitamente condizente com a Metodologia da Maple Bear Global Schools e recebe seu aval.
Em momentos previstos em Calendário, temos Reunião com pais com a característica particular de contar com a participação ativa dos alunos. O Student Led Conference é como os alunos estarão apresentando seus trabalhos escolares e discutindo metas educacionais. Durante as Reuniões de Pais e Professores, os alunos conduzirão a discussão com você sobre o trabalho da escola, enquanto os professores ajudarão a dirigir a conversa e responder a perguntas que você possa ter. Temos vários objetivos para realizar conferências usando este formato:
Para os Pais
Esperamos que você consiga ver em vez de simplesmente receber informações sobre o progresso do seu filho.
Para os Alunos
Esperamos que os alunos assumam mais responsabilidade pelo aprendizado
Para Professores
Queremos que os professores tenham conferências mais significativas e impactantes com você.
Para Todos
Queremos maximizar nosso tempo juntos, criar maneiras de nos associarmos para apoiar o sucesso do aluno.
EXTRACURRICULAR
Programas Extracurriculares
Parceiros com focos aderentes e a altura do que a Maple Bear Campinas acredita e entrega aos seus alunos e famílias.
Karatê Fábio Aranha
Ensino de excelência de Karate-Do em toda sua plenitude, preservando e transmitindo sua história, além de auxiliar no desenvolvimento humano por meio da defesa pessoal.
School of Rock
School of Rock é a maior escola de música do mundo e tem programas projetados para incentivar uma aprendizagem confiante e motivadora.
Little Maker
Conectando o cognitivo com o emocional, a metodologia utiliza do Maker para colocar o conhecimento em movimento e desenvolver competências, atitudes e valores.
Mind Lab
Tem como propósito preparar para interagir com o mundo, planejar e alcançar objetivos e realizar sonhos, para ser feliz e conviver em um mundo em constante transformação.